Conheça o Mirante da Placa em Cajamar

2–3 minutos

O mirante da placa é o ponto mais alto da cidade de Cajamar sendo o mirante oficial da cidade. É visitado por muitos aventureiros, praticantes de hikking, corrida de montanha, ciclismo, motocross, veículos 4×4, campistas e pessoas que gostam de contemplar o pôr do sol.

A trilha é famosa por levar a uma grande placa quadriculada branca e laranja com cerca de 25 x 15 metros localizada no bairro do Ponunduva, na divisa entre Cajamar e Jundiaí, instalada originalmente para servir de referência visual para aviões que sobrevoavam a região.

Temos um roteiro exclusivo para este mirante incluí uma trilha com muitas belezas naturais e desafios, passando por ruas de terra com baixa circulação de veículos, terrenos com cascalho, estrada de lenheiros e trechos em meio a mata atlântica. O trajeto é considerada de nível moderado/difícil e não é recomendada para iniciantes devido a subidas longas e inclinadas, mas se você pratica atividades físicas regulamente, conseguirá aproveitar ao máximo esse roteiro.

No meio desta aventura, também visitamos a cachoeira do Britão, uma pequena queda d’água onde é possível se refrescar e fazer belos registros fotográficos.

Outro atrativo especial é a possibilidade de encontrar lindos cristais de quartzo por todo o percurso: uma oportunidade para fazer belas fotos e trocar energia, sempre lembrando de devolver os cristais à natureza.

A rota, de aproximadamente 12 km pode levar em torno de 06:30h para ser concluída a pé incluindo paradas para descanso, lanche e hidratação.

Antes da chegada à placa, já na parte alta, temos um ponto para fotografias, de onde é possível ter uma vista incrível da vizinha Serra do Japi, um conjunto imponente de montanhas com beleza exuberante.

A chegada é um dos momentos mais emocionantes, representando a superação de todos os desafios da trilha e a ansiedade para vislumbrar de forma panorâmica toda a região.

O ponto mais alto atinge aproximadamente 1083 metros acima do nível do mar.

Dali é possível avistar toda a extensão da Serra dos Cristais, o Pico do Jaraguá, o Morro do Capuava e a Serra do Japi e, em dias abertos, contemplar um lindo pôr do sol.

Este é um roteiro é completo, com trilhas durante o dia e a noite. Uma experiência incrível, com a oportunidade de ver as nuances do entardecer, a lua ascender e o céu estrelado.
Também pode-se observar insetos e animais noturnos como o pássaro bacurau, corujas e morcegos. Sapos e rãs sonorizam a trilha com seu canto e os vagalumes brilham por todo o caminho.

E aí, gostou dessa aventura incrível?

Quer participar do roteiro do Mirante da Placa?

Clique no botão e confira as próximas datas.